Apreenda a usar Google Analytics

Introdução

Se o seu site ainda não tem Google Analytics, você está perdendo a chance de melhorar o posicionamento do seu site e muitas oportunidades de fechar negócios.

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode (e deve) ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog que você deseja ter bons resultados de busca e conversões.

Mas antes de instalar qualquer coisa, é preciso entender mais sobre o que é o Google Analytics. Confira esse conteúdo especial:

O que veremos nesse artigo sobre Google Analytics?

O que é Google Analytics ?

Todo mundo já sabe que o Google domina a internet, não é mesmo? E todo esse domínio é graças aos serviços e plataformas criadas para melhorar os serviços de sites e a experiência de todos os usuários.

O Google Analytics é um serviço de monitoramento de Marketing Digital e tem como função coletar dados de acesso, comportamento e navegação dos usuários que visitaram sites e aplicativos.

A coleta é feita através de rastreamento e os dados são organizados em diferentes relatórios que são utilizados para melhorar a experiência do usuário através de modificações e estratégias.

A ferramenta é bem completa e oferece dados específicos que ajudam na tomada de decisões sobre público-alvo, comportamento de acessos e conversões. Além disso, você ainda conta com a possibilidade de personalizar os relatórios para receber aquilo que realmente importa para as suas estratégias de marketing digital.

A importância do Google Analytics para o seu site

Bem, o Google é o maior site de busca do mundo. Então, se todos os usuários estão usando o site milhares de vezes, você precisa estar onde seus usuários estão e ser a melhor resposta para a necessidade deles.

Apenas o Google Analytics é capaz de mostrar para você todos os dados de acesso e o que está proporcionando resultado positivo e negativo dentro do seu site. Você até pode usar outros mecanismos de relatórios - é sempre bom ter uma visão ampla, mas apenas o Google Analytics proporciona a coleta de dados em tempo real e de forma fiel dos seus mecanismos de busca.

Além de ser gratuito, sua interface é fácil e pode ser integrada a outros produtos, além de proporcionar uma excelente rapidez no processamento de dados. Resumindo: Tudo o que você precisa estará disponível em alguns segundos.

Como cadastrar o Google Analytics

Agora que você já sabe que o Google Analytics é uma ferramenta extremamente importante para o desempenho do site. Saiba como fazer o cadastro do site:

Acesse o site Google Analytics e siga as orientações recomendadas para criar a conta.

Escolha as opções de sua preferência para ser notificado e clique em salvar

Clique na engrenagem e vá na opção Gerenciamento de acesso à conta

Clique em código de acompanhamento e copie o código fornecido

Agora cole esse código na primeira linha do seu site após a abertura da tag < HEADER >.

Se estiver usando um CMS como o WordPress por exemplo existem vários plugins que facilitam essa instalação de forma que não é necessário abrir o código fonte.

Alguns templates também fornecem áreas específicas prontas para colocar o códio do Google Analytics, então antes de sair instalando plugins vale apena dar uma olhada na documentação do seu thema.

Conclusão sobre o Google Analytics

Quanto mais dados e informações sobre o que o seu público-alvo precisa, mais chances de ser o primeiro resultado na busca você terá. O Google Analytics é um serviço gratuito e indispensável para você alcançar os melhores resultados!

Obrigado por ter chegado até aqui. Espero que esse artigo tenha sido esclarecedor e o ajude de alguma forma. Não deixe de avaliar esse artigo, sua opinião é muito importante para nós.

5/5 - (1 voto)
Flaubert Caldeira da Silva Junior: Olá meu nome é Flaubert e sempre fui apaixonado por tecnologia, esse foi o motivo que optei por estudar gestão em tecnologia da informação, foi onde acabei trabalhando em algumas agências de Marketing Digital que me levaram a essa nova paixão, chamada marketing digital. Leia mais sobre mim visitando meu, LinkedIn, Portifólio , Perfil no Blog ou veja meu canal no YouTube "O Mundo Digital"

Este site usa cookies.