Introdução
Se o seu site ainda não tem Google Analytics, você está perdendo a chance de melhorar o posicionamento do seu site e muitas oportunidades de fechar negócios.
O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode (e deve) ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog que você deseja ter bons resultados de busca e conversões.
Mas antes de instalar qualquer coisa, é preciso entender mais sobre o que é o Google Analytics. Confira esse conteúdo especial:
O que veremos nesse artigo sobre Google Analytics?
- O que é Google Analytics ?
- A importância do Google Analytics para o seu site
- Como cadastrar o Google Analytics
- Conclusão sobre o Google Analytics
O que é Google Analytics ?
Todo mundo já sabe que o Google domina a internet, não é mesmo? E todo esse domínio é graças aos serviços e plataformas criadas para melhorar os serviços de sites e a experiência de todos os usuários.
O Google Analytics é um serviço de monitoramento de Marketing Digital e tem como função coletar dados de acesso, comportamento e navegação dos usuários que visitaram sites e aplicativos.
A coleta é feita através de rastreamento e os dados são organizados em diferentes relatórios que são utilizados para melhorar a experiência do usuário através de modificações e estratégias.
A ferramenta é bem completa e oferece dados específicos que ajudam na tomada de decisões sobre público-alvo, comportamento de acessos e conversões. Além disso, você ainda conta com a possibilidade de personalizar os relatórios para receber aquilo que realmente importa para as suas estratégias de marketing digital.
A importância do Google Analytics para o seu site
Bem, o Google é o maior site de busca do mundo. Então, se todos os usuários estão usando o site milhares de vezes, você precisa estar onde seus usuários estão e ser a melhor resposta para a necessidade deles.
Apenas o Google Analytics é capaz de mostrar para você todos os dados de acesso e o que está proporcionando resultado positivo e negativo dentro do seu site. Você até pode usar outros mecanismos de relatórios - é sempre bom ter uma visão ampla, mas apenas o Google Analytics proporciona a coleta de dados em tempo real e de forma fiel dos seus mecanismos de busca.
Além de ser gratuito, sua interface é fácil e pode ser integrada a outros produtos, além de proporcionar uma excelente rapidez no processamento de dados. Resumindo: Tudo o que você precisa estará disponível em alguns segundos.
Como cadastrar o Google Analytics
Agora que você já sabe que o Google Analytics é uma ferramenta extremamente importante para o desempenho do site. Saiba como fazer o cadastro do site:
Acesse o site Google Analytics e siga as orientações recomendadas para criar a conta.
Agora cole esse código na primeira linha do seu site após a abertura da tag < HEADER >.
Se estiver usando um CMS como o WordPress por exemplo existem vários plugins que facilitam essa instalação de forma que não é necessário abrir o código fonte.
Alguns templates também fornecem áreas específicas prontas para colocar o códio do Google Analytics, então antes de sair instalando plugins vale apena dar uma olhada na documentação do seu thema.
Conclusão sobre o Google Analytics
Quanto mais dados e informações sobre o que o seu público-alvo precisa, mais chances de ser o primeiro resultado na busca você terá. O Google Analytics é um serviço gratuito e indispensável para você alcançar os melhores resultados!
Obrigado por ter chegado até aqui. Espero que esse artigo tenha sido esclarecedor e o ajude de alguma forma. Não deixe de avaliar esse artigo, sua opinião é muito importante para nós.