Sitemap e seus benefícios

Introdução

Neste artigo falaremos sobre a importância do sitemap para um site e como ele pode ser uma peça fundamental na sua estratégia como um todo. Acompanhe esse artigo até o final para tirar as suas dúvidas sobre esse tema.

O que veremos nesse artigo?

O que é Sitemap?

Sitemap ou se preferir mapa do site, nada mais é que uma lista com todas as páginas (URLs) de um website. Ele funciona como um mapa que irá auxiliar ao robô de um buscador (como o Google) a encontrar as páginas que compõem um site.

Para que serve o Sitemap?

Para compreender melhor qual o seu propósito, imagine que o robô de busca chega ao seu site, ele pode ir explorando aos poucos e descobrindo as páginas sozinho, o que poderia demorar um tempo considerável para que consiga achar todas as páginas. Contudo, se ele receber um mapa de cada local existente a onde que ele deve conhecer, isso facilitaria muito o seu trabalho para que encontre todas as informações necessárias de forma muito mais eficiente.

Qual a diferença do Sitemap XML e XML.GZ?

Qual a diferença entre os dois? A resposta é simples: a primeira é a versão normal do Sitemap e a segunda é a versão compacta do XML, mais conhecido como XML.GZ. Logo, o segundo tende a ter dados e informações menores que o Sitemap original, porem são arquivos com a mesma base de informação.

Como criar um Sitemap XML?

O Sitemap XML é o arquivo criado especialmente para o robô de busca, escrito seguindo padrões e regras, com códigos específicos para que o buscador encontre mais páginas do seu website.

Ele é muito importante para que o robô entenda melhor a estrutura de páginas do seu site e, é claro, quanto melhor for a sua arquitetura, mais organizado será o Sitemap XML.

Se seu site é em WordPress, você não terá dificuldades para cria-lo. Isso porque poderá usar alguns plug-ins que farão todo o processo de forma automática.

O Yoast SEO, inclusive, é um plugin de SEO bastante completo e pode também ajudar a gerar o seu Sitemap, cooperando na integração com o GSC (Google Search Console).

Agora, caso não esteja utilizando o WordPress, você pode ler toda a documentação do Google aqui para tentar fazer o arquivo sozinho ou usar um gerador de Sitemap como o xml-sitemaps que iria facilitar muito a sua vida.

Depois de ter seu Sitemap pronto, o processo é simples: basta carrega-lo em seu servidor, por meio do cPanel do seu serviço de hospedagem ou por meio de um servidor FTP, como é o caso do FileZilla.

Conclusão

Sitemap em termos de SEO é um item muito importante para seu site, ele é o responsável direto por ajudar o robô a compreender melhor a estrutura do seu domínio e ainda facilita na hora da indexação das páginas.

Obrigado por ter chegado até aqui espero que esse artigo tenha sido esclarecedor e o ajude de alguma forma. E para entender ainda mais sobre esse assunto continue acompanhando O mundo Digital. Não deixe de avaliar esse artigo, sua opinião é muito importante para nós.

5/5 - (1 voto)
Flaubert Caldeira da Silva Junior: Olá meu nome é Flaubert e sempre fui apaixonado por tecnologia, esse foi o motivo que optei por estudar gestão em tecnologia da informação, foi onde acabei trabalhando em algumas agências de Marketing Digital que me levaram a essa nova paixão, chamada marketing digital. Leia mais sobre mim visitando meu, LinkedIn, Portifólio , Perfil no Blog ou veja meu canal no YouTube "O Mundo Digital"

Este site usa cookies.