Descubra o que é SEO e qual a sua importância.

Introdução

Neste artigo iremos abordar o que é SEO e qual a sua importância no mundo do marketing Digital, além de dicas sobre como realizar a implementação e monitoramento em seu próprio projeto web.

O que veremos nesse artigo?

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de ações que ajudam a posicionar um site nas primeiras posições nos mecanismos de busca, como: Google, Bing e Yahoo entre outros.

Atualmente existem milhares de páginas sendo publicadas diariamente na internet e isso faz com que haja muita concorrência. Por isso, é fundamental buscar maneiras para que sua página seja mais relevante e se posicione a frente das outras, mas como fazer isso?

É nesse momento que o SEO surge, ele ajuda a melhorar o seu posicionamento na busca orgânica de forma gradativa e gratuita.

O Google, assim como outros buscadores tenta encontrar o melhor conteúdo em um site confiável para quem está utilizando a sua ferramenta de busca. Para que isso seja possível, o Google utiliza um algoritmo para entender se o site é seguro, se possui um desempenho aceitável de velocidade, se traz um conteúdo adequando ao termo de pesquisa buscado, entre outras coisas que compõem a relevância da página no mundo Web.

Conhecer esses conceitos é fundamental para saber se o site atende a um determinado padrão de qualidade e quanto mais alto esse padrão, melhor ele vai se sair contra seus concorrentes.

Qual a diferença de Google ADS para SEO

Não confunda SEO com a campanha as do Google Ads, pois são meios diferentes de aparecer na primeira página.

Quando falando em posicionamento nos primeiros resultados de busca, é comum que haja uma, visto que o Google oferece ferramentas que faz isso de forma automática. Contudo, elas são pagas, o que acaba sendo um pouco frustrante para quem não tem uma renda sobrando para esse investimento e busca por resultados mais imediatos.

Google Ads (antigo Google Adwards) é uma ferramenta que lhe da a oportunidade de participar de leilões de palavras chaves, nos quais é possível aparecer nos primeiros resultados de forma imediata. Funciona exatamente como um leilão, quem paga mais pela palavra que parece na frente.

Já o SEO é um trabalho mais minucioso, feito no site para torna-lo mais rico em conteúdo, confiável em questão de segurança e veloz para todos os dispositivos. Sua alteração no posicionamento é feita gradativamente conforme o Google vai entendendo sua relevância para as buscas. E costuma aparecer abaixo dos links patrocinados. Veja o exemplo na imagem abaixo:

Ter um site otimizado que segue as boas práticas de SEO torna possível até mesmo pagar mais barato nas palavras chaves dos leilões do Google Ads, o que acaba sendo um benefício bem atrativo.

Como Avaliar o SEO do site

Existem varias ferramentas úteis no mercado, gratuitas e pagas. Para quem tem a oportunidade de investir em uma ferramenta paga e completa a semrush é uma excelente opção para acompanhar seu site, porém existem muitas outras ferramentas excelentes e gratuitas no mercado como:

  • Ferramenta do Neipatel: analisa seu site como um todo trazendo um relatório bem completo sobre o site analisado;
  • Google Search de Console: analisa seu tráfico na sua forma orgânica e ajuda a indexar e gerenciar suas páginas no Google;
  • Keyword Density: Verifica a densidade das palavras chaves utilizadas;
  • Google analytics: Verifica o tráfico em tempo real e a origem dos acessos, com ele é possível entender a taxa de aceitação e rejeição do seu site.

Aplicando o SEO básico em 11 passos

1. Gere o sitemap do site: é um arquivo XML que trás um mapeamento do site inteiro, se ele estiver em html existem ferramentas online que geram esse arquivo para você de forma automática, como o site xml-sitemaps entre outras plataformas similares. Gere o arquivo e suba na pasta raiz do site, normalmente são a WWW ou public_html, mas isso vai depender do servidor que estiver usando.

Agora caso estiver utilizando o WordPress existem plug-ins que geram esse sitemap, como o Yoast SEO, um plugin excelente plugin e bem completo para SEO;

2. Configure o Google search console: ferramenta poderosa que fornece informações valiosas sobre seu tráfego e desempenho. Com ela é possível informar para o Google a existência de seu site enviando o sitemap (mapa do site gerado no tópico 1) e dando o caminho de todas as páginas publicadas na Web;

3. Configure o Bing Webmaster Tools: ferramenta com mesmo objetivo do search de console, mas com ênfase em outros buscadores, como Bing e Yahoo;

4. Configure o Google Analytics: ferramenta gratuita que permite que você visualize dados sobre quantas pessoas visitam seu site, quem elas são e como se envolvem com ele. Não é possível fazer um bom trabalho de SEO se não mensurar esses resultados e é ai que entra essa ferramenta;

5. Verifique se o site tem certificado SSL: para um site mais seguro e confiável é de suma importância que ele tenha esse certificado. Falamos um pouco mais sobre no artigo “Instalando o certificado SSL de forma gratuita”;

6. Verifica links quebrados: teste todos os links e verifique se estão realmente funcionando;

7. Verificar se o site apresenta erros: através do site W3C é possível ver se o site apresenta erros;

8. Ter um site responsivo: hoje em dias os buscadores se preocupam muito com os diapositivos móveis, então se seu site não se adapta bem a eles vai perder pontos;

9. Ter um site veloz: com base nos dispositivos moveis o Google e os outros buscadores se preocupam muito com o tempo de carregamento do seu site, então é fundamental se atentar-se ao tempo de carregamento das páginas. É possível fazer esse acompanhamento com algumas ferramentas como: PageSpeed, Thinkwith ou gtmetrix.com entre outras;

10. Meta Title e Meta descriptions: verifique se as páginas possuem uma meta descrição atrativa e um título não muito longo que possua uma palavra-chave para o termo que está abordando;

11. Heading-level outline: Verifique se está usando os títulos de forma correta, cada página deve ter apenas um H1 como título principal, de preferência com uma palavra-chave que deseja ranquear. Pode verificar isso usando a ferramenta da W3C, basta analisar seu site na ferramenta e aparecerá a opção outline na próxima página, clique nela e teste novamente.

Com esses 11 passos você já vai estar bem caminhando para o sucesso, porém o SEO vai muito além, o Google analiza até mesmo se o seu conteúdo é relevante ou não, por isso é sempre bom estar lendo e se atualizando sobre o SEO e verificando com frequência o seu site com ferramentas de análise.

Conclusão

Pode-se concluir que o SEO é uma forma de manter as boas práticas no seu site e aumentar as chances de aparecer nas primeiras páginas do Google. E sem ter um custo financeiro aplicado em uma ferramenta para ranqueamento como o Google Ads.

Para saber mais sobre como posicionar sua página nas primeiras posições dos mecanismos de buscas, continue acompanhando as publicações do O Mundo Digital e para maiores dúvidas basta entrar em contato conosco.

Obrigado por ter chegado até aqui. Espero que esse conteúdo tenha sido esclarecedor e o ajude de alguma forma. Não deixe de avaliar esse artigo, sua opinião é muito importante para nós.

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Flaubert Caldeira da Silva Junior: Olá meu nome é Flaubert e sempre fui apaixonado por tecnologia, esse foi o motivo que optei por estudar gestão em tecnologia da informação, foi onde acabei trabalhando em algumas agências de Marketing Digital que me levaram a essa nova paixão, chamada marketing digital. Leia mais sobre mim visitando meu, LinkedIn, Portifólio , Perfil no Blog ou veja meu canal no YouTube "O Mundo Digital"

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