A importância de se ter um site Responsivo

Introdução

Estamos vivendo a era da informação digital, um momento divisor de águas que está mudando constantemente o nosso comportamento como pessoa, consumidor e cidadão. A era da informação exige diversas mudanças. Antes usávamos a internet apenas no desktop para trabalhar, estudar e fazer compras, hoje esses hábitos também são realizados através dos smartphones, de forma mais rápida para satisfazer as nossas necessidades.

E como estamos mais exigentes, queremos que toda a informação, produto ou serviço cheguem rapidamente na palma da mão. É aí que o site responsivo torna-se fundamental para a sua empresa e para o seu cliente.

O que veremos nesse artigo?

O que é um site responsivo?

Uma rápida definição: Um site responsivo é um site que tem suas funcionalidades de acordo com as especificações do aparelho que está sendo utilizado para acessá-lo, ou seja, um desktop, tablet ou smartphone.

Os recursos como tamanho de imagens, tempo de carregamento da página, tamanho da fonte, funcionalidades de botões e vídeos devem ser redimensionados e apresentados de forma amigável para o usuário, sem a necessidade de criar um novo layout para cada dispositivo.

E porque é tão importante ter um site responsivo?

Para você atingir suas metas de vendas e negociações, é preciso oferecer o site da melhor forma possível aos olhos do consumidor. Oferecer o melhor para o seu cliente é ter mais chances de fechar negócio.

E quando o assunto é técnico, o Google prioriza mostrar os sites responsivos nos primeiros resultados de busca, o que significa mais chances de conquistar novos clientes.

Ter um site responsivo ou criar um app?

Muitas empresas de diversos segmentos optaram pela criação de um app para melhorar a experiência do consumidor através do acesso pelo celular. Um exemplo muito comum é o Ifood, que oferece um aplicativo rápido e com diversas funções para você escolher o seu delivery com facilidade.

Mas afinal de contas, é melhor investir em um app ao invés de investir em um site responsivo? A resposta é: depende.

Esta resposta pode parecer estranha, mas a explicação a seguir vai te ajudar a entender melhor:

A criação de um app tem um custo alto que nem todas as empresas estão dispostas a pagar. O uso de app depende muito do segmento. Pelo exemplo do Ifood, faz muito sucesso e os resultados são muito satisfatórios. Algumas empresas de serviços bem específicos que não são usados com frequência não são bem aceitos pelos consumidores, pois a lógica é ter instalado no celular algo que será usado e proporciona benefícios sempre que usado.

No final das contas, é preciso avaliar todas as possibilidades e é sempre bom ter um site responsivo. Assim você garante que o seu cliente tenha uma boa experiência seja em qualquer dispositivo.

Conclusão sobre site responsivo

É preciso estar presente no mundo digital e atender as necessidades de todos os clientes. Por isso, vale muito a pena investir em um site responsivo para garantir acesso rápido ao seu produto ou serviço e ter mais uma forma de fidelizar o cliente.

Obrigado por ter chegado até aqui. Espero que esse artigo tenha sido esclarecedor e o ajude de alguma forma. Não deixe de avaliar esse artigo, sua opinião é muito importante para nós.

5/5 - (4 votos)
Flaubert Caldeira da Silva Junior: Olá meu nome é Flaubert e sempre fui apaixonado por tecnologia, esse foi o motivo que optei por estudar gestão em tecnologia da informação, foi onde acabei trabalhando em algumas agências de Marketing Digital que me levaram a essa nova paixão, chamada marketing digital. Leia mais sobre mim visitando meu, LinkedIn, Portifólio , Perfil no Blog ou veja meu canal no YouTube "O Mundo Digital"

Este site usa cookies.